Avançar para o conteúdo principal

Legumes Estufados



Estou a tentar a pouco e pouco mudar a minha alimentação e, apesar de não ser muito fã, resolvi recentemente começar a comer mais legumes. Para já faço apenas para mim, pois mais ninguém quer - torcem logo o nariz quando ofereço. Mas, tenho esperança de conseguir introduzir esta mudança nas miúdas e no marido. Isto se não desistir entretanto :p. 

Primeiro, porque não é fácil depois de um dia de trabalho e de ajudar  as miúdas nos tpc´s, ir fazer jantar para mim e para eles. Segundo, até à data tenho feito apenas legumes estufados, mudando apenas a variedade de legumes e as ervas aromáticas - tenho de arranjar novas receitas e depressa!

Enquanto isso não acontece, aqui fica a minha primeira experiência. Correu bem, os legumes ficaram saborosos e deu-me incentivo para continuar. Já fiz sábado, domingo e hoje. Estou a portar-me bem, hein? 

:)



Ingredientes:
1 dente de alho
1 cebola pequena
Cogumelos congelados
1 c. de chá de Coentros congelados
1 cenoura
1/4 courgette 
Folhas de espinafre
Pimento vermelho
Azeite
Molho Inglês
Sal
Amêndoas Laminadas
1 c. de chá de Açafrão



Numa frigideira, coloque o azeite por forma a cobrir o fundo. Junte os legumes, lavados e cortados, tape e leve a lume brando até estarem macios.

Quando os legumes estiverem quase cozidos, acrescente o sal, os coentros, o molho inglês e o açafrão. Envolva bem e deixe apurar. Por fim junte as amêndoas laminadas. Sirva de imediato.


Comentários

  1. Eu gosto mas os homens cá de casa também não querem.
    No forno também ficam muito bons,
    Os teus ficaram uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram uma maravilha esses legumes...um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Ótimo acompanhamento!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado um acompanhamento óptimo.
    Bjos
    https:bolinhosodces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Está mesmo com muito bom aspecto.
    As vezes é complicado mudar, mas aos poucos chega-se lá.
    Beijinhos e boa noite

    ResponderEliminar
  6. Procuro introduzir sempre legumes ou saladas nas refeições. Para além de saudável gosto do sabor!
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal No copo d